NOTÍCIAS

Precariedade do transporte das escolas municipais é denunciado pelas mães dos alunos

Algumas mães começaram a denunciar, nos últimos dias, que alguns transportes escolares estão oferecendo risco a usuários. Uma das primeiras denúncias sobre o caos no transporte do município surgiu na última sexta-feira (14).

A informação foi dada, através de um grupo de WhatsApp criado pelo vereador Jorge Romano Vogel, e que serve para divulgar fotos de estradas do interior do município e suas condições de trafegabilidade, onde mães de alunos que estudam em escolas municipais da zona rural falavam sobre o péssimo estado de conservação que se encontram alguns veículos de transporte escolar do município.

Uma das mães contou que seu filho estuda na Escola Municipal Ofanda Jacinto, localizada na BR 293. Segundo ela, “o pneu de uma kombi acabou estourando durante uma das viagens, e foram tiradas fotos para comprovar”, acrescentando que, inclusive, devido ao desgaste, apareciam os arames internos do pneu.

Comprovada as denuncias, as reportagens do Jornal Ponche Verde e da Qwerty Portal de Notícias entraram em contato com Haurety Severo, a mãe que fez denúncia. Por telefone, ela informou que “o estado de conservação de alguns veículos que transportam os alunos é bastante preocupante”, dizendo também que “eu fico muito preocupada com a segurança do meu filho e das demais crianças, pois na sexta-feira (14), recebi uma ligação do motorista que faz o transporte da escola Ofanda Jacinto, informando que a roda da Kombi escolar estava caindo – tendo inclusive estourado o pneu – e meu filho estava no veículo”, afirma Haurety.

Ela disse ainda que, ao chegar no local onde estava o veículo que teve o pneu danificado, para buscar o seu filho, pode constatar que a situação do veículo é bastante precária.

“Quando cheguei no local onde o motorista estava, fiquei indignada com o estado do pneu daquele veículo. Um grande risco à segurança dos alunos, inclusive o meu filho”, ressalta.

Outro fato mencionado por Haurety é que, “os alunos da Escola Ofanda Jacinto estão recuperando as aulas perdidas nas sextas-feiras à tarde. Porém, nos dias bons, os veículos estão estragados e nos dias de chuva, a estrada fica intransitável por vários dias.

Após ouvirmos os argumentos da mãe, buscamos informações com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). Quem passou as informações à respeito desta situação foi a assessora Ana Paula Bálsamo.

Segundo ela, a responsabilidade pelo transporte dos alunos seria de uma empresa com sede na cidade de Santana do Livramento que teria vencido a licitação para tal, e, consequentemente, a empresa também seria responsável pela manutenção dos veículos utilizados.

Sobre a fiscalização por parte da Secretaria da Educação quanto à qualidade dos serviços prestados pela empresa, Ana Paula disse que “a Smec faz sim uma fiscalização na qualidade dos serviços oferecidos aos alunos, porém só podemos fazer algo quando há uma reclamação formal, nesse fato do transporte da escola Ofanda Jacinto não houve nenhuma reclamação formal à Smec, nós ficamos sabendo do fato no sábado (15), através de uma rede social”, disse Ana.

Conversamos também com o prefeito Lídio Bastos. Ele contou, que a administração municipal faz uma fiscalização no início do ano letivo, após isso, a empresa contratada é responsável pelas condições dos veículos.

Lídio ainda informa que a secretária de educação, Gerusa Franco Severo, já teria notificado a empresa para a regularização dos veículos. “A empresa terceirizada é a responsável por esses veículos, inclusive, qualquer coisa que acontecer é de inteira responsabilidade dela, então tem que cuidar essa situação, isso é um absurdo”, concluiu.

Após as reportagens do JPV e da Qwerty terem constatado a situação precária e o risco oferecido à segurança e integridade física dos usuários, tentamos contato por inúmeras vezes com a empresa vencedora da licitação para o transporte dos alunos, porém sem obter resposta.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios