- DestaquesNOTÍCIAS

Praia do Chiquilim está imprópria para banho

Mesmo em condições impróprias, banhistas continuam utilizando o local

Análises da Felpam ainda não indicaram condições adequadas para banho no principal balneário pedritense. A exemplo do ano passado, onde a praia local permaneceu quase toda a temporada de verão sem condições de banho, a temporada de verão 2019 vem apresentando resultados negativos para o banho. As coletas de amostras da água são feitas pela Corsan e os resultados são informado à Fepan, que emite o laudo dizendo se a água está própria ou imprópria para o banho.

Guarda-vidas

Militares do Corpo de Bombeiros até estiveram fazendo a segurança dos banhistas, mas com os seguidos episódios de chuva, seguidos de uma enchente, os guarda-vidas deixaram de comparecer ao local. Entramos em contato com os bombeiros, mas em função da ausência por motivo de viagem do atual comandante, não pudemos obter informações quanto à futura permanência de guarda-vidas no balneário. O fato é que neste momento as águas estão impróprias para banho e não há guarita para os militares.

Perguntas frequentes

1- Quando um local é considerado impróprio para banho? 
Quando é evidente a contaminação por esgotos e quando, no mínimo, duas análises das águas, de uma série de cinco amostras, assim o indicarem.

2- Quando um local é considerado próprio para banho? 
Quando as análises das águas não apresentarem contaminação de esgotos em, no mínimo, quatro de cinco amostras realizadas.

3- O que são cianobactérias e qual a importância do monitoramento destes organismos na balneabilidade? 
São organismos (também chamados algas azuis) que estão presentes principalmente na água, e podem produzir substâncias tóxicas para os humanos, os animais selvagens e domésticos. O contato direto da pele em atividades de recreação pode resultar na irritação ou erupções na pele, inchaço dos lábios, irritação dos olhos e ouvidos, dor de garganta, inflamação nos seios da face e asma.

4- Quais os riscos do contato com a água classificada como imprópria? 
A água classificada como imprópria, de acordo com os parâmetros analisados (Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli), pode conter os microrganismos patogênicos causadores de doenças como amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e cólera, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.

Fonte: Fepan

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios