NOTÍCIAS

Ponte sobre o rio Santa Maria ainda aguarda por intervenções do Daer

Há mais de um ano – mais exatamente no dia 17 de novembro de 2015 – quando esteve em Dom Pedrito, o superintendente regional do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), engenheiro civil Nelson César Carvalho Martins, anunciava-se, entre uma série de intervenções daquela autarquia estadual no município, que seria procedido um remendo com material asfáltico no leito da ponte sobre o rio Santa Maria; esta que seria uma obra paliativa enquanto a Superintendência de Obras de Arte providenciaria em um projeto para refazer a cobertura da ponte em caráter definitivo, acabando com o desnível que hoje apresenta.

Em novo contato, mantido com o superintendente na semana passada, este voltou a manifestar que, “(…) quanto ao paliativo (o remendo), esperamos conseguir realizar até o fim deste ano”. Acrescentou que “(…) os expedientes que tratam da recuperação do pavimento da ponte estão na Superintendência de Obras de Arte, aguardando definição”.

Contatada a Superintendência de Obras de Arte, falamos com o engenheiro Roberto Zago, que nos disse estar a obra de recuperação da ponte em fase de estudo em outro setor do Daer, denominado de Superintendência de Estudos e Projetos, cuja titular é a engenheira civil Bibiana Cardoso Fogaça.

Novo contato, desta vez com a superintendência da engenheira Bibiana, solicitando informações sobre a ponte do rio Santa Maria, redundou que nossa gestão fosse encaminhada para a Assessoria de Comunicação Social do Daer, onde fomos orientados a encaminhar o questionamento por e-mail, o que procedemos no dia 24 de novembro passado.

Finalmente, no dia 29 de novembro de 2016, recebemos e-mail assinado por Liana Ramos, assessora de Imprensa do Daer, com o seguinte teor: “No momento, ainda não há projeto pronto sobre essa ponte. Antes disso, será necessário realizar uma vistoria no local, o que ainda não foi possível devido ao cronograma dos engenheiros da Superintendência de Estudos e Projetos (SEP). Essa demanda já está na pauta da equipe e será executada assim que houver disponibilidade dos profissionais”.

Assim sendo, como temos de esperar, primeiro, pela visita de inspeção dos engenheiros; depois, pelo projeto que terão de elaborar; mais tarde, que seja aberta uma licitação para a execução da obra, com todos os prazos regulamentares; e, finalmente, pela realização da obra, tudo indica que essas tratativas irão se estender ao longo de 2017. Pelo que  também nos parece razoável que a comunidade, através de suas autoridades constituídas, insista junto ao Daer  para que pelo menos o remendo asfáltico seja providenciado o quanto antes na pista da ponte, que apresenta buracos cada vez maiores, por onde é possível inclusive já se enxergar o leito do rio.

Silvio Bermann

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios