POLÍCIA FEDERAL EXECUTA TRANSFERÊNCIA DE PRESO CONDENADO NO URUGUAI
Foragido também era procurado pela polícia brasileira pela tentativa de roubo de aeronave em Santa Catarina

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades uruguaias, executou nessa terça-feira (11), a transferência de um foragido da justiça brasileira que estava preso no Uruguai, condenado à pena de dois anos e seis meses de reclusão pelos crimes de disparo de arma de fogo e tráfico de drogas, cometidos naquele país.
O foragido é brasileiro, natural de Passo Fundo, tem 23 anos e possui mandado de prisão no Brasil pela tentativa de roubo de uma aeronave no estado de Santa Catarina, em agosto de 2021. O preso foi entregue aos policiais federais brasileiros em Aceguá, na fronteira com o Uruguai, escoltado até o aeroporto internacional de Bagé e transferido para o sistema penitenciário em Passo Fundo.
A remoção para o Brasil ocorreu por solicitação do próprio preso ao Poder Judiciário, com fundamento no Acordo sobre Transferência de Pessoas Condenadas entre os Estados Partes do Mercosul, que possibilita o cumprimento da pena no país de origem do apenado.
A transferência do preso mobilizou policiais do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio Grande do Sul, das delegacias da Polícia Federal em Bagé e Passo Fundo, da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil e a polícia uruguaia.

Fonte: Comunicação Social da PF