Plenária do Comude define demandas que serão levadas para assembleia do Corede Campanha
No total, 10 delegados representarão o município na assembleia

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) realizou, na manhã de hoje (18), a plenária municipal onde foram decididos quais serão as diretrizes defendidas pelo município na assembleia regional do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha) na quarta-feira, dia 23, em Bagé. Além das diretrizes, também ficou definido o número de 10 delegados. A plenária também contou com a presença de uma comitiva do Corede.
A abertura foi realizada pela vice-presidente do Comude, professora Adriana Saraiva, que explicou a forma de votação – das 35 diretrizes, cada eleitor poderia escolher até cinco – e também prestou informações sobre a Consulta Popular do ano passado, ao qual o governo estadual tem honrado com o repasse de recursos. O espaço também foi aberto para que cada representação de órgão público e/ou entidade defendesse suas demandas.
Segundo Elizabeth Drumm, que compõe a delegação de representantes do Corede, o objetivo é dar uniformidade e transparência ao processo. “O que se definir aqui, o número de delegados e os projetos prioritários nortearão a cédula da região da Campanha”, explicou. Elizabeth avalia que há uma convergência nas propostas dos demais municípios do Corede Campanha. Além dela, também compuseram a comitiva o capitão da Brigada Militar, Patrique Marques Rolim e Ronaldo Eldes.
Confira as cinco diretrizes mais votadas:
1º – Laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a Educação Profissional de nível médio (Seduc), 463 votos.
2º – Reaparelhamento dos órgãos de segurança (SSP), 445 votos.
3º – Apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar (Seapi), 423 votos.
4º – Mecanização rural (Seapi), 313 votos.
5º – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS e a SES, 284 votos.