NOTÍCIAS

Plebiscito informal do movimento “O Sul é Meu País” terá quatro urnas em Dom Pedrito

O movimento “O Sul é Meu País” organiza mais um plebiscito para consultar a população dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a separação dos três estados do Brasil, formando um país. O “PLEBISul”, como está sendo chamado, será realizado no próximo sábado (7). Em Dom Pedrito, conforme informa o site da organização, serão quatro urnas de votação. Os participantes responderão sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.

A coordenadora do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, moradora de São Jerônimo, região metropolitana de Porto Alegre. Ao portal de notícias G1, ela diz reconhecer que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso, mas explica que o objetivo é pesquisar o que pensam os cidadãos e manifestar essa opinião. “Sabemos que não tem validade nenhuma do ponto de vista legal, mas a ideia é demonstrar o percentual da população que tem essa vontade de independência”, sustenta.

Para votar, a condição mínima é que o eleitor seja maior de 16 anos e resida em um dos três estados – é possível votar em trânsito. Durante o plebiscito, os eleitores também poderão assinar um projeto de lei que propõe a realização de um processo oficial sobre o assunto.

Localização das urnas

Segundo o site da organização, as urnas estarão em frente à Prefeitura, na praça General Osório, no restaurante Cumbuca e na loja Mundo Real. O horário de votação será das 8h às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios