NOTÍCIAS

PIB do Brasil cai 0,1% no terceiro trimestre e país entra em recessão técnica

Cenário é determinado por dois trimestres consecutivos de queda na atividade econômica

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-feira (2).  Com isso, a economia do país entrou em recessão técnica. Isso ocorre após dois trimestres com resultado negativo no indicador. 

O resultado negativo ocorre mesmo com a alta de 1,1% nos serviços, que respondem por mais de 70% do PIB nacional. O índice foi influenciado para baixo principalmente por conta da queda de 8% na agropecuária e também pelo recuo de 9,8% nas exportações de bens e serviços. Já a indústria ficou estável (0%).

O PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB cresceu 4,0%.

O PIB, que é soma dos bens e serviços produzidos no país, chegou a R$ R$ 2,2 trilhões em valores correntes no terceiro trimestre deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios