NOTÍCIAS

PIB cresce 1% em 2017 após dois anos de queda

Depois de mergulhar em uma das piores recessões da história, que causou dois tombos anuais seguidos, a economia brasileira voltou a andar para a frente. Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 1%, informou na manhã desta quinta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em grande parte, a retomada do crescimento é atribuída ao avanço colhido na agricultura, que teve safra recorde no ano passado.

Entre os três setores pesquisados, houve duas altas. A maior delas foi a da agropecuária, que subiu 13%, com destaque para a expansão nas produções de milho (55,2%) e soja (19,4%). Com o maior peso na composição do PIB, o setor de serviços teve leve alta de 0,3%, influenciado por comércio (1,8%) e atividades imobiliárias (1,1%). Já a indústria permaneceu estável em relação a 2016.

Por conta dos resultados, o PIB somou R$ 6,6 trilhões. Em 2015 e 2016, havia registrado duas quedas de 3,5%.

– A economia está em recuperação lenta. Desde o final de 2016, há uma reação, com números cada vez menos negativos. É um movimento que se manteve – sintetiza o economista Adalmir Marquetti, professor da PUCRS.

O IBGE também apontou que os investimentos realizados por empresas, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), seguiram no vermelho em 2017, com recuo de 1,8%, puxado pela construção. Por outro lado, o consumo das famílias apresentou reação, com crescimento de 1%. A alta, diz o instituto, pode ser explicada por fatores como inflação e juro básico em baixa e melhora nas condições de crédito.

Além disso, as exportações de bens e serviços subiram 5,2%, e as importações, 5%.

– Apesar de tímida, houve reação depois da tragédia que atingiu a economia. A retomada reverte um processo muito difícil no país. A agricultura puxou o crescimento, e o comércio e a indústria conseguiram encerrar o quadro de quedas – resume o economista Mauro Rochlin, professor de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Avanço no quarto trimestre

O IBGE ainda divulgou que, na série com ajuste sazonal, o PIB teve alta de 0,1% no quarto trimestre de 2017, em relação aos três meses imediatamente anteriores. Foi o quarto resultado positivo seguido nessa base de comparação. Indústria (0,5%) e serviços (0,2%) ficaram no azul, e agropecuária, estável.

Qwerty Escola com matrículas abertas para o curso Técnico em Agronegócio

A Qwerty Escola de Educação Profissional está com matrículas abertas para o curso Técnico em Agronegócio, que dá ao aluno uma grande oportunidade de entrar no mercado de trabalho preparado para enfrentar novos desafios.

Mais informações, você pode ligar para os telefones 3243-7600 ou 9 9927-7600.

Gaúcha/ZH

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios