NOTÍCIASVARIEDADES

Philips anuncia lâmpada Li-Fi que transmite Internet por meio da luz

De acordo com a fabricante, a velocidade chegaria a 30 Mb/s sem comprometer a iluminação

Lâmpada LED com Li-Fi, uma tecnologia que transmite Internet por meio da luz, é a nova aposta da Philips Lighting anunciada na segunda-feira (19). Parece ficção científica, mas já é realidade: as luminárias utilizam ondas de luz para realizar a conexão com a banda larga e permitir a transferência de dados entre dispositivos. Vale citar que o Li-Fi pode ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi, segundo testes de pesquisadores.

A fabricante também aproveitou a Light + Building, maior feira de iluminação do mundo que ocorre em Frankfurt, na Alemanha, para comentar a mudança de nome da empresa para Signify. Outros lançamentos incluem designs diferenciados para as lâmpadas smart Hue. Confira, nas linhas a seguir, como funciona o Li-Fi e outras novidades da Philips.

Lâmpadas Li-Fi: o futuro da conexão sem fio?

A Philips Lighting é a primeira companhia global a comercializar luminárias com a tecnologia Li-Fi. Ao contrário do Wi-Fi, que utiliza frequências de rádio, o recurso usa ondas de luz para propagar o sinal. Dessa forma, a conexão tem a promessa de ser mais estável e rápida. Segundo a fabricante, a velocidade chegaria a 30 Mb/s sem comprometer a iluminação. O usuário pode transmitir vários vídeos com qualidade HD enquanto ainda realiza videochamadas.

Em termos de comparação, o Li-Fi tem algumas vantagens em relação ao Wi-Fi. De acordo com a fabricante, a nova tecnologia é indicada, principalmente, para lugares onde existem equipamentos que não podem sofrer interferências de radiofrequências, como hospitais. Outro possível uso seria em locais em que o sinal Wi-Fi não consegue alcançar ou é fraco, como em ambientes subterrâneos e subaquáticos.

Como as lâmpadas Li-Fi funcionam?

A companhia disponibiliza duas luminárias com a tecnologia: a Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace. Os modelos são indicados para uso em escritórios/escolas e hospitais, respectivamente. As lâmpadas são equipadas com um modem que modula a luz de LED com intensidade e frequências muito altas – e imperceptíveis ao olho humano. Vale citar que, para a Internet funcionar, a luminária deve estar acesa – mesmo que a iluminação não esteja em seu nível máximo.

A principal “desvantagem” é que o usuário precisa conectar um dispositivo externo (dongle) à entrada USB do seu notebook ou tablet para realizar a transferência de dados. O dongle Li-Fi detecta a luz da luminária e retorna os dados para a lâmpada por meio de um link infravermelho.

Se interessou pelo assunto? A tecnologia está cada vez mais avançando, prepare-se para um futuro profissional de sucesso. A Qwerty Escola de Educação Profissional está com matrículas abertas para os cursos Técnico em Informática, Informática Kids e Robótica Mão na Massa. Conte também com a internet de alta velocidade da Qwerty Internet, entre em contato através dos telefones: 3243 7600 ou 99927 7600 e solicite maiores informações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios