Pesquisadora pedritense atua em projeto no Uruguai
Foram três semanas trabalhando junto à equipe do “Ganadería y Clima”

A pedritense Mariana Rockenbach de Ávila, doutora em zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou durante três semanas no projeto “Ganadería y Clima”, ou em bom português, “Pecuária e Clima”, do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca e do Meio Ambiente do Uruguai.
A pesquisadora, que atualmente é bolsista da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é bastante conhecida no município, já que durante dois anos trabalhou como professora substituta na Unipampa (Universidade Federal do Pampa) campus Dom Pedrito. “Saí do meu país assim que terminou meu contrato [com a universidade] para fazer um pós-doutorado na área de produção agropecuária sustentável”, relata Mariana. “Quando retornei [ao Brasil], me vinculei imediatamente como pesquisadora visitante a um projeto da Embrapa Clima Temperado na cidade de Pelotas, onde trabalhei por dois anos”, destaca a profissional.
Em conversa com a reportagem do Qwerty Portal de Notícias, Mariana ainda disse estar em uma missão científica internacional, na qual irá percorrer diversos países a fim de evoluir quanto as culturas, idiomas, e aos diferentes sistemas de produção agropecuária. “Espero que no retorno ao Brasil eu possa transferir um pouco desse conhecimento para os acadêmicos e produtores rurais da minha região”, pontuou a pesquisadora que teve sua participação no projeto do país vizinho destacada em uma matéria publicada pela FAO – sigla que deriva do inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – agência especializada da ONU que lidera esforços internacionais para erradicar a fome e combater a pobreza.