Percurso definido: desfile cívico irá acontecer na Rua Andrade Neves
Atividade irá iniciar em frente à 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e vai até o cruzamento com a Rua Marechal Deodoro, próximo ao supermercado Nicolini

As escolas do município foram informadas nesta terça-feira (08) sobre o percurso definido para receber o desfile cívico deste ano em Dom Pedrito. A atividade irá acontecer na Rua Andrade Neves, iniciando em frente à 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e vai até o cruzamento com a Rua Marechal Deodoro, próximo ao supermercado Nicolini.
O trecho foi definido durante reuniões realizadas com representantes e diretores de educandários e instituições do município.
A Avenida Rio Branco, que tradicionalmente recebe o desfile, não é viável neste ano, pois, segundo a Prefeitura de Dom Pedrito, obras previstas para iniciarem na Praça General Osório devem atrapalhar as solenidades comemorativas ao 07 de Setembro. Outros pontos também foram colocados em discussão, mas foram descartados por diferentes razões.
A equipe da Escola Estadual de Ensino Getúlio Dornelles Vargas (Ciep) publicou em suas redes sociais na noite de ontem que após a definição do trajeto, eles irão repensar a participação dos alunos na atividade. Apesar da banda do colégio estar confirmada, visto que diversos investimentos financeiros e ensaios já foram feitos, alguns detalhes preocupam essa comunidade escolar.
Segundo o diretor Matheus Fagundes Gonçalves, a escolha aconteceu através de votação das escolas em reunião promovida pelo Poder Executivo, mas em sua opinião, dentre as opções apresentadas, foi o pior trecho.
Ele também conta que o Ciep ficou em penúltimo na ordem de desfiles e que o local onde será realizada a atividade é muito longe para a escola que fica no Bairro São Gregório e que teria que mobilizar diversos transportes para levar os estudantes até o referido ponto.
O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Jairo da Fontoura, afirmou que caso o desfile seja mantido neste trecho, é inviável a participação da entidade. Ele destacou que muitos dos assistidos têm problemas de mobilidade e as quadras onde o desfile irá acontecer têm um calçamento inadequado para eles.
E você, o que achou da escolha deste trecho para os desfiles do Dia da Independência?
