Pedritense vence etapa regional do bombeiro padrão

Na segunda-feira (21), ocorreu uma grande movimentação no 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em Sant’Ana do Livramento. Entretanto, não foi em razão de atendimento de ocorrência, mas sim pelo objetivo de aperfeiçoar o trabalho profissional junto à comunidade. No local, ocorreu um “torneio”, em que oito bombeiros da região representando, as cidades de Alegrete, Quaraí, Dom Pedrito, Bagé, Rosário do Sul, Uruguaiana e Livramento, correram contra o tempo para mostrar o padrão de atendimento dos bombeiros à sociedade gaúcha.
Em Livramento aconteceu a seletiva regional, depois acontece a final Estadual. A competição é estruturada de modo a refletir o contexto no qual se encaixa todo um trabalho que visa aperfeiçoar a prestação pública de serviços pela instituição. “Caracteriza-se como uma prova técnica, com muita exigência física, na qual os profissionais praticam exercícios decorrentes de sua atividade de bombeiro”, informa o Major Max Geraldo Meinke, comandante do 10º BBM.
Pela manhã, foram as provas teórica e física. À tarde, a prática, e contra o cronômetro. “Selecionam-se os mais hábeis, aqueles que a corporação coloca como padrão exigido para o melhor atendimento da população. Serve como certame para incentivar nossos profissionais a se esmerarem em seu condicionamento e sua preparação de forma continuada e acaba premiando os melhores da região, do estado e também de seus municípios”, diz o Major Max.
Nas provas práticas, das quais participaram na final os soldados Philipe (Dom Pedrito) e Trindade (Quaraí), ambos tiveram de colocar equipamento de proteção individual no tempo de 1 minuto, além de fazer uso de motosserra, montar equipamento de trabalho com o caminhão – como linhas de mangueiras – e fazer a utilização de jatos d’água, como também prestar primeiros socorros, identificar classes de extintores e realização de nós em cordas para diferentes tipos de salvamento. O pedritense Philipe venceu o colega Trindade e terminou em primeiro lugar no torneio.
Fonte: Marcel Neves / AP