- DestaquesNOTÍCIAS

Pedritense é responsável por pesquisa com pegada de dinossauro inédita no RS

Doutorando em Geociências pela UFRGS, Denner publicou uma tese na revista Journal Of South American Earth Sciences

Uma pesquisa iniciada em 2018 e que trouxe importantes descobertas nas áreas de paleontologia e geociência destaca o trabalho de um doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Denner Deiques tem 25 anos, é natural de Dom Pedrito, é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Geociências na área de concentração de Paleontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS e atualmente doutorando pelo mesmo programa.

Na pesquisa na qual ele é responsável, foram encontradas novas pegadas de quatro grupos de dinossauros, em Rosário do Sul. Na última semana, os resultados foram divulgados e revelaram o segundo registro de Ankylosauria, um grupo de dinossauros herbívoros, quadrúpedes e com membros curtos e poderosos.

Mas a mostra mais importante é ainda mais interessante: os pesquisadores localizaram uma pegada em 2018, onde é possível identificar o relevo da pegada do dinossauro, sua morfologia de três dedos e a marca de uma garra, fatores que, segundo a pesquisa, apontam se tratar de um dinossauro carnívoro.

As amostras e dados encontrados foram publicados em forma de artigo na revista Journal Of South American Earth Sciences e fazem parte da pesquisa de doutorado de Denner.

O trabalho contou com a colaboração dos professores do Instituto de Geociências (Igeo/UFRGS) Paula Dentzien Dias Francischini e Heitor Roberto Dias Francischini, além do egresso da UFRGS e atual professor da Universidade Federal de Uberlândia, André Barcelos Silveira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios