- DestaquesNOTÍCIAS

Pedofilia no Youtube: como a plataforma pode estar contribuindo para a ação desses criminosos na internet

Assunto veio à tona recentemente após um vídeo do youtuber Felipe Neto alertando sobre o problema

Na semana passada, um assunto delicado veio à tona na internet de todo o mundo: pedófilos estão se aproveitando dos algoritmos do Youtube para criar uma rede criminosa na plataforma digital. Esse problema ganhou grande destaque no Brasil após o youtuber Felipe Neto fazer um vídeo em seu canal alertando pais e o próprio Youtube sobre essa situação.

Vídeos de crianças dançando, abrindo presentes e sendo filmadas de baixo para cima são os principais alvos dos pedófilos que através de comentários demonstram suas reais intenções.

O caso ficou mais sério após os criadores de conteúdo perceber que o Youtube já estava ciente desses ataques, inclusive excluindo a opção de comentários em alguns vídeos para evitar esse tipo de situação, o que só reforçou a conivência da rede social nessas situações.

Mas para explicar melhor o assunto, precisamos entender como os algoritmos da rede social auxiliam na ação dos criminosos. Quando você assiste no Youtube um vídeo pela primeira vez sobre determinado assunto, vídeos semelhantes serão indicados sempre que você entrar na plataforma, já que será entendido que você se interessa por esses assuntos. E é assim que milhares de crianças ficaram expostas à ação desses criminosos.

O Youtube se posicionou sobre o assunto afirmando que este caso está em processo de investigação e, se for comprovado, medidas drásticas serão tomadas junto às autoridades competentes.

Segundo matéria publicada no site G1.com, o problema já afetou financeiramente o Youtube após a divulgação dessas ações resultando na retirada de publicidades por parte de empresas como a Nestlé, McDonald’s, Disney, Epic Games, AT&T e outras marcas. A empresa ainda não tem uma análise conclusiva sobre os danos causados aqui no Brasil.

Confira o vídeo de Felipe Neto explicando sobre como acontece a ação dos criminosos na plataforma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios