Passo Real está impróprio para banho, aponta FEPAM; Comando dos Bombeiros suspende Operação Golfinho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) divulgou o primeiro relatório de balneabilidade das praias do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram quatro locais impróprios para banho. O balneário Passo Real é um destes locais, também, balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul, balneário Nova Palma, em Nova Palma, e Lagoa do Peixoto, em Osório. As atividades dos guarda-vidas no balneário Passo Real foram suspensas pelo comando do Corpo de Bombeiros.
O monitoramento é feito pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. Os testes são realizados até o final da temporada.
Os boletins são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.
Operação Golfinho suspensa
O Corpo de Bombeiros entrou em contato com a reportagem onde foi informado que por orientação do comando, os guarda-vidas não atuarão em função do teste que apontou que o balneário está impróprio para banho. A decisão pode ser revertida caso os próximos resultados de balneabilidade sejam positivos.
A Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul disponibiliza uma mapa geral sobre a balneabilidade, que está disponível em https://secweb.procergs.com.br/baln-consulta/.