NOTÍCIAS

Parceria com Exército e drive-thru estão entre as estratégias para imunização contra a covid-19 em Bagé

A vacinação deve começar pelos trabalhadores da Saúde

Há expectativa de que a vacinação contra a covid-19 comece ainda em janeiro em Bagé. Isso foi apontado pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Augusto Lara, que se reuniu, ontem, com o secretário de Saúde, Geraldo Gomes, e com o vice-prefeito, Mário Mena Kalil. Gomes confirmou à reportagem tal expectativa de que Bagé seja uma das primeiras cidades a começar a imunização.

O secretário mencionou parceria com o Exército na logística que vem sendo preparada para a imunização. Conforme pontuou, o município está bastante à frente quanto à organização para receber doses e para aplicá-las. Ele citou a intenção de compra de vacinas que foi protocolada e a criação do fundo para aquisição, mas, sobretudo, a participação do prefeito no lançamento do plano, que ocorreu em Brasília (ele foi convidado a participar pelo presidente Jair Bolsonaro).

Gomes disse que o município está na expectativa das doses que serão repassadas pelos governos estadual e federal. “A hora que der o start, com certeza, a gente vai começar”, disse. Ele explicou que o município protocolou a intenção de compra, anteriormente, porque não sabia como seria a imunização no País. Porém, como ocorrerá de forma simultânea, destacou o secretário, por ter a logística adequada, Bagé será uma das primeiras cidades a receber as doses e começar a imunização. “Estamos na expectativa, só dependendo do governo federal e do governo do Estado para receber essas doses”, acrescentou. Mas ponderou que Bagé, caso isso não se confirme (a distribuição), terá como adquirir doses justamente por ter se preparado para isso, porém diz acreditar que isso nãos será preciso.

Ele lembrou que há refrigeradores para armazenar as doses e vale mencionar, segundo ele, o aeroporto, que facilita a chegada das doses até o Sul do Rio Grande do Sul. “A gente está preparado para este desafio”, enfatizou. Na segunda-feira, o prefeito Divaldo Lara, conforme o secretário, deverá dar uma coletiva sobre a vacinação, porém já é possível adiantar que a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência faz um levantamento de quantos idosos serão vacinados e também o número de profissionais da Saúde.

A vacinação deve começar pelos trabalhadores da Saúde – todos aqueles que estão na linha de frente. Posteriormente, será a vez dos idosos, que são considerados do grupo de risco da covid-19. A prioridade são os idosos acima de 74 anos. Após, virão os idosos de faixa etária de 60 a 73 anos. Os dados foram divulgados pela Comunicação da Câmara de Vereadores.
O vice-prefeito, por meio da divulgação da Câmara, informou que a ideia é que a imunização ocorra não só nos postos, mas também por meio de drive-thru, algo que deu certo contra a influenza, no ano passado. “Nossas equipes de saúde irão vacinar em domicílio, também, todas as pessoas acamadas e deficientes, caso necessário”, explicou.

Fonte: Folha do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios