- DestaquesNOTÍCIAS

Profilaxia pós-exposição ao HIV é tema de palestra

Apesar e satisfeita com a reunião, enfermeira responsável pelo SAE lamenta ausência entidades intimamente ligadas a esses atendimentos, como o Conselho Tutelar, a Brigada Militar e o Ministério Público

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atenção Especializada (SAE), realizaram palestra destinada a diversos profissionais.

O objetivo foi apresentar o novo fluxo de atendimento para profilaxia pós–exposição (PEP) para HIV, sífilis, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Durante o encontro os pontos abordados visaram qualificar e dar clareza aos profissionais sobre como atuar de forma empática e resolutiva, tanto para o caso de estar na posição de ouvinte dessas situações ou de vítima; de casos de violência sexual, acidente com materiais biológicos e também para casos de exposição sexual consentida.

Foram apresentadas aos presentes as etapas fundamentais do atendimento. A começar pelo primeiro contato e acolhimento, passando para a realização dos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C), no terceiro momento ocorre a entrevista e atendimento médico (onde os medicamentos podem ser prescritos, caso haja indicação), finalizando com o encaminhamento de todos as casos para seguimento no SAE.

Na palestra, estavam odontólogos na rede pública e privada, profissionais de estética e beleza, Corpo de Bombeiros, além dos integrantes da 7ª CRS, SAE e Secretaria de Saúde.

“Ficamos satisfeitos com a realização dessa reunião, que marca o fechamento de um ciclo longo, que há anos buscamos concretizar, que é estabelecer, unificar e dar publicidade ao fluxo de atendimento às pessoas que necessitam acessar a PEP. Lamentamos que entidades intimamente ligadas a esses atendimentos não estavam presentes, como o Conselho Tutelar, a Brigada Militar e o Ministério Público, pois foram convidados oficialmente com antecedência. Sendo estes atores principais, junto do Pronto Socorro e SAE. A porta de entrada desses atendimentos é o PS. Podemos dizer, com alegria, que a implementação do fluxo começa na próxima semana e esperamos que colhamos bons frutos”, destacou a coordenadora do SAE, enfermeira Clara Germano Netto.

Com informações da prefeitura de Dom Pedrito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios