País vive momento sob risco de desabastecimento de ‘kit intubação’
Em Dom Pedrito os estoques duram por mais 30 dias

Diversos hospitais e regiões do País têm apontado falta ou preocupação sobre risco de desabastecimento de medicamentos. Uma das grandes preocupações, está relacionada aos chamados ‘kits intubação’, usado em pacientes em casos graves de coronavírus. Segundo profissionais da área de saúde, a falta desses medicamentos pode levar a um enorme aumento do número de mortes de pacientes com covid-19 no Brasil.
Esta manhã (19/03), conversamos com o provedor da Santa Casa, Luis Carlos Moraes Costa. Ele contou a nossa reportagem, que Dom Pedrito tem estoque para mais 30 dias, acrescentando que na semana passada foi feito um pedido para a Secretaria de Saúde do Estado e também para fornecedores.
Um outro problema constatado, foi o preço dos medicamentos que já subiu absurdamente nos últimos meses. A Fentanila por exemplo, que é indicada no tratamento da dor crônica, teve um aumento em torno de 110%. Já o Midazolam injetável, droga indutora de sono de ação curta, aumentou em torno de 250%. Esses aumentos de preços tem atingido as instituições em cheio, e estão gerando sérios problemas de caixa em muitos hospitais.