Oficinas e presença de estudantes na abertura da XXIV Semana do Meio Ambiente
Evento foi no salão de atos da escola Nossa Senhora do Patrocínio

A XXIV Semana do Meio Ambiente teve sua abertura oficial realizada na manhã de hoje (20), no salão de atos da escola estadual Nossa Senhora do Patrocínio. Paralelo, a realização de oficinas sob responsabilidade de estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Departamento de Meio Ambiente (Dema) e Horto Florestal. A Semana teve sua programação estendida durante o mês, devido às implicações da paralisação dos caminhoneiros.
O presidente da União Pedritende de Proteção ao Ambiente Natural (Uppan), Dionil Machado Pereiro, avalia que a disseminação das atividades nas escolas é um dos balizadores da educação ambiental. “Sempre fica acima da expectativa inicial. Dentro das escolas funcionou perfeitamente, muitas atividades e todas foram realizadas”. Pereira diz que as escolas têm passado a adotar a educação ambiental através de todo o ano letivo, o que é um fator positivo.
Daniela Araújo, uma das organizadoras, conta que houve um bom tempo para o desenvolvimento das atividades. Ela também destaca que as escolas possuem um papel fundamental na promoção da educação ambiental. “Durante a Semana do Meio Ambiente é possível trabalhar mais profundamente este assunto”.
Na abertura propriamente, o prefeito Mário Augusto, em pronunciamento, destacou que o município tomou ações efetivas, como o cercamento adequado do antigo aterro sanitário, pois o município chegou a ser multado em quase R$ 20 milhões pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Também fizeram uso da palavra à vereadora Rosemeri Martins dos Santos – que representou o Legislativo -, o secretário de Educação Marco Antônio Rodrigues e o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Fernando Zocche.
A cerimônia foi encerrada com a entrega de um presente ao estudante Weslen da Silva Duarte, 7º ano da escola municipal Alcides Maia, autor da frase lema da Semana do Meio Ambiente, “Árvores fazem parte do meio ambiente, cuidar delas é o mesmo que cuidar da gente”.
No seguimento, palestra com a coordenadora do Dema, Carolina Munhoz, que explanou sobre “Arborização urbana como patrimônio ambiental”.
Coleta de lixo eletrônico