Obra de Corinto Brissac de Lucena é doada ao Museu Paulo Firpo
Quadro de óleo sobre tela foi doado pela família do Dr. Francisco Antônio Gonçalves

O Museu Paulo Firpo recebeu importante peça para seu acervo. A obra que ilustra a matéria, óleo sobre tela – intitulada PONTE DA CADEIA DE SÃO JOÃO DEL REI – foi doada recentemente à instituição pela Dra. Maria Helena Moraes Gonçalves. Desse modo, a ilustre advogada presta homenagem a seu pai – DR. FRANCISCO ANTÔNIO GONÇALVES – na passagem dos 85 anos da fundação da SOCIEDADE DE MEDICINA DE DOM PEDRITO, da qual Dr. Gonçalves foi um dos fundadores, ocupando a vice-presidência.
O soldado-pintor, como era conhecido, CORINTO BRISSAC DE LUCENA é natural de Dom Pedrito, nasceu em oito de fevereiro de 1889 e realizou exposição na sua terra natal em 1957, quando essa obra foi adquirida pelo Dr. Gonçalves. Detentor de várias medalhas e prêmios em salões de que participou, figurista e marinhista, advogado e escritor, LUCENA é verbete no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos, publicação do INL. O artista faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de novembro de 1978, no posto de Capitão. No Rio de Janeiro foi também diretor da Escola Nacional de Belas Artes, que possui espetacular obra desse pintor, em que representa cena histórica da Guerra do Paraguai.
Em 1989, o Museu de Dom Pedrito expôs obras desse pintor, graças à colaboração de instituições, particulares e pessoas das famílias Brissac e Lucena, de outros municípios que emprestaram peças desse artista para o Museu Paulo Firpo. Na ocasião desse evento o Museu recebeu dois quadros e ao longo do tempo tem formado um pequeno acervo do artista incluindo duas outras obras adquiridas pela Associação de Amigos do Museu, em leilão no Rio de Janeiro.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo e seu Departamento de Cultura, juntamente com o Museu Paulo Firpo, manifestam sua gratidão pelo gesto de desprendimento da doadora e pela expressiva colaboração à preservação da cultura de nossa cidade e de seus vultos importantes.