Obelisco da Poesia Gaúcha é sucesso absoluto em sua primeira edição
O festival é uma realização da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo com apoio da Prefeitura de Dom Pedrito e contou com a participação de poetas, instrumentistas, declamadores consagrados, bem como jovens talentos.

Dom Pedrito sediou o 1º Obelisco da Poesia Gaúcha e o 1º Renascer da Poesia Crioula, um evento que reuniu diversos nomes de expressão das artes literária, instrumental e declamatória do Rio Grande do Sul.
O festival é uma realização da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo com apoio da Prefeitura de Dom Pedrito e contou com a participação de poetas, instrumentistas, declamadores consagrados, bem como jovens talentos e contou com transmissão ao vivo da Portal Mais Dom Pedrito no FaceBook e YouTube.
Além da apresentação dos poemas, outros momentos marcaram a noite, como a homenagem realizada ao poeta e artista plástico pedritense, Adriano da Silva Alves, que foi escolhido como Patrono desta primeira edição do festival. Adriano, por sua vez, presenteou os autores dos poemas concorrentes, com um desenho de autoria própria, criado conforme a temática de cada escrito.
Por fim, após o show com o santanense Marcelinho Nunes, a comissão avaliadora formada por Érico Padilha, Matheus Costa, Cláudio Souza, Ângelo Pacheco e Mário Augusto de Freire Gonçalves, definiu os seguintes resultados:
MODALIDADE POESIA
- 1º Lugar: TEMPO
Poeta: Marcelo D’ávila - 2º Lugar: ESSAS MANHÃS DO MEU PAGO
Poetas: Felipe Lisboa/Otávio Lisboa - 3º Lugar: ÉGUA DE MANADA
Poeta: Rafael Ferreira
MODALIDADE INTÉRPRETE
- 1º Lugar: Silvana Andrade
Poema: As Cruzes do Camaquã - 2º Lugar: Fábio Malcorra
Poema: Dos Meus Versos Antigos - 3º Lugar: Romeu Weber
Poema: Precursores
MODALIDADE AMADRINHADOR
- 1º Lugar: Chico Teixeira
Poema: Tempo - 2º Lugar: João Silveira
Poema: João Se Sobra - 3º Lugar: Danilo Kuhn
Poema: As Cruzes do Camaquã
RENASCER DA POESIA CRIOULA
FASE REGIONAL
- 1º Lugar: Yasmin Vidal
- 2º Lugar: Leonardo Heberle
- 3º Lugar: Sofia Crestani
FASE LOCAL
- 1º Lugar: Maria Cecilha Chelotti
- 2º Lugar: Gabriela Lopes Machado
- 3º Lugar: Oliver Chibiaque














