O sorriso como um aliado: funcionárias da Ansus comentam seu trabalho nos prédios da saúde do município
Contratadas da empresa terceirizada, Salete Ribeiro e Mariza Camejo atuam no setor de higienização desses espaços

Um encontro gerado pelo acaso na última sexta-feira (28), em plena Rua Duque de Caxias. De longe avisto aquelas duas mulheres de azul, identificadas com o uniforme da Ansus, empresa terceirizada que é responsável pela limpeza do município. Grito para a dupla, a mão erguida no ar. Elas atendem ao chamado receptivas, risos largos. São Salete Ribeiro e Mariza Camejo, trabalhadoras do setor de higienização dos prédios da saúde no município. Feitas as devidas apresentações protocolares, damos início àquela conversa enquanto seguimos juntos por parte do caminho.
Salete Ribeiro conta que atualmente desempenha o seu ofício na sede do PAM (Posto de Atendimento Médico), mas ressalta que pode atuar em outros locais do segmento, a exemplo das UBSs (Unidade Básica de Saúde) e farmácia do SUS: “a gente se divide nesses lugares com outras colegas. Somos 10 no total”, pontua. Funcionária da empresa há dois anos, ela recorda o período desafiador da pandemia, em que atuou junto na chamada linha de frente. “Trabalhamos durante toda a pandemia. Fomos fontes seguras ali porque, lidar com lixo, com pessoas passando mal, limpando vômito… isso tudo acabou não tendo diferença nenhuma. Eram seres humanos que estavam precisando da gente”, comenta.
Contratada há seis meses pela empresa, Mariza Camejo também atua no PAM, e é encarregada, neste momento, pela limpeza da unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ela se diz feliz na atual função e encara o serviço de peito aberto, sem tempo ruim: “estou super contente por essa oportunidade. E pra onde nos mandarem a gente vai, seja pra fazer ‘faxinão’, mutirão, a gente tá junto sempre”, afirma.
Mesmo não sendo encarado por ambas as personagens como um trabalho pesado, Salete ressalta que essa é uma atividade que inspira cuidados: “a gente faz o uso de EPI [Equipamento de Proteção Individual] que a empresa fornece, tem uma pessoa que explica a forma correta de utilizar, pra não correr o risco da gente se contaminar, já que trabalhamos na saúde, tendo contato inclusive com esse tipo de lixo”, salienta.
Vaidosas, não abrem mão de um par de brincos ou de um batom durante o expediente, mas é do sorriso que fazem o seu maior aliado. “O sorriso sempre! Independente de quem estiver ali, a gente vai tratar bem. Estamos trabalhando com pessoas. Precisamos estar de bem com a vida”, conclui Salete Ribeiro.