- DestaquesVARIEDADES

O monumento mais antigo de Dom Pedrito em ritmo natalino

Estrutura foi revitalizada e recebeu decoração especial de Natal

Muitos passam por esse monumento em forma de pirâmide e sequer notam a sua presença e importância, mas ele está lá, na Rua Coronel Jacinto Pereira, pertinho da Escola Artur Vilamil de Castro, desde o ano de 1902, portanto, com 117 anos.

Acontece que ele foi revitalizado – recebeu pintura e uma iluminação natalina confeccionada pelas direções da Escola Artur Vilamil de Castro, Albergue Municipal, Escolinha Santa Terezinha e mais um empresário das imediações.

Ressalta-se o espírito de desprendimento dessas pessoas, que a exemplo de tantas outras, fez do natal 2019, um momento de união e cooperativismo, onde a solidariedade mudou, literalmente a cara da cidade

Sobre o monumento

Além de ser o monumento mais antigo da cidade, quem  observar atentamente poderá ver que está escrito em sua face norte: “Praça da República – 15 de novembro de 1902”, portanto, com 117  anos. Ela foi construída em 1904, , quando era prefeito o dr. Abreu Fialho que era integrante da Ordem Rosa Cruz, uma organização internacional de caráter místico-filosófico, não sectária e sem fins lucrativos e que remonta ao ano de 1.503 a.c no antigo Egito. Também fazia parte da ordem em questão o dr. Romeu Machado da Luz que construiu uma casa, também em formato de pirâmide da Rua 21 de Abril. A pirâmide da Praça da República está orientada com o norte magnético da terra, a exemplo das pirâmides do Egito. Segundo o Professor Adilson Nunes de Oliveira, Museólogo e diretor do Museu Paulo Firpo, a Praça da República ficou conhecida por muito tempo como Praça da Bandeira, porque durante um período, o hasteamento da bandeira foi realizado naquele local, quando se cultuava com mais patriotismo o sentimento nacionalista, principalmente a data da proclamação da República.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios