NOTÍCIASVARIEDADES

O fim das exclusividades em app de delivery? Cade impede que iFood feche contratos de exclusividade com restaurantes

IFood está sendo acusado de utilizar contratos de exclusividade que seriam injustos tanto para os concorrentes quanto para os clientes e comércios

Durante a pandemia, um dos serviços que mais ganhou espaço na rotina dos brasileiros foram os aplicativos de entregas de alimentos, itens de higiene, mercado, beleza e tantos outros produtos. Muitos serviços de delivery surgiram nos últimos meses e outros expandiram o seu mercado para municípios do interior.

Mas agora, uma batalha judicial travada entre os principais apps do seguimento no país divide opiniões. O Rappi e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entraram com ações separadas contra o IFood em razão de contratos de exclusividade impostos pela empresa a alguns de seus parceiros e que estariam, segundo os autores da denúncia, prejudicando o mercado e os próprios donos de bares e restaurantes.

Agora uma decisão liminar foi divulgada: o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) impôs uma medida preventiva contra o IFood que impede que esses contratos sejam firmados. A decisão final deve ser divulgada nas próximas semanas.

É válido ressaltar que muitos aplicativos desses seguimentos têm contratos de exclusividade com alguns estabelecimentos, inclusive o Rappi, mas a alegação nesse caso é que o iFood abusa da sua posição de liderança e firma contratos de exclusividade com um número excessivo de estabelecimentos.

Fonte: Tilt Uol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios