- DestaquesVARIEDADES

Novo ciclone extratropical atinge o Estado nesta terça-feira

Fenômeno não será tão forte quanto o registrado na semana passada, mas também deve provocar chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas em todo o território gaúcho

A formação de um novo ciclone extratropical deve provocar temporais  em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, segundo a Somar, o fenômeno não será tão intenso quanto o ciclone-bomba registrado na semana passada. Ainda assim, pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento que podem passar de 80 km/h, estão previstas para todas as regiões gaúchas, a qualquer hora do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a metade norte do Estado, abrangendo Serra, Região Metropolitana e regiões central e noroeste do RS, além de parte da Fronteira Oeste e do Litoral Norte. O instituto chama a atenção para o risco de grandes volumes de chuva, vento de até 100 km/h e eventual queda de granizo nessas áreas, cenário que pode causar corte na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Segundo a Somar, condições semelhantes são esperadas na Metade Sul, mas com acumulados menores em relação à Metade Norte.

As temperaturas seguem baixas. A mínima desta sexta (7) no Estado, 4°C, está prevista para municípios como Lavras do Sul, na região central do RS, e Jaguarão, no sul gaúcho. A máxima é esperada em Marcelino Ramos, no norte do Estado: 21°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 14°C.

Na quarta-feira (8), o ciclone já deve estar em alto mar, mas o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. São esperadas pancadas moderadas de chuva em todas as regiões gaúchas. Na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral, o vento forte persiste. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca no mar, com aviso de ondas que podem alcançar três metros de altura. 

O frio continua. Em Passo Fundo, no norte gaúcho, deve ser medida a menor temperatura do dia no Estado, 3°C.  A máxima está prevista para Santa Maria, na região central do RS: 15°C. Na Capital, os termômetros oscilam entre 7°C e 14°C.

Em Dom Pedrito

A passagem de um ciclone extratropical pelo Estado deve trazer instabilidade nesta terça-feira (7), contudo não há indicação de tempestades, que devem se concentrar mais na metade Norte do RS. A tendência é que o céu fique nublado com ocorrência de chuva a partir da tarde. A temperatura continua baixa, variando entre os 6° C e os 13° C.

Fonte: GaúchaZH/ClimaTempo/Somar/YR

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios