No Outubro Rosa, Secretária Estadual de Saúde lança cartilha para a retomada de atendimentos e exames
No mês de promoção da saúde das mulheres, deverão ser intensificados procedimentos como mamografias e exames citopatológicos

Devido à redução na procura por atendimentos, exames preventivos e vacinas durante a pandemia de coronavírus, a Secretaria da Saúde (SES) publicou uma cartilha digital para orientar os municípios no planejamento das atividades de retomada dos cuidados. As ações são focadas no Outubro Rosa e na campanha de multivacinação, que teve início na última sexta-feira (1º), disponibilizando mais de 20 tipos de vacinas para proteger a população do risco de doenças que podem entrar em circulação em função das baixas coberturas vacinais.
Em 2020, foi registrada uma redução de aproximadamente 42 mil mamografias, em comparação a 2019, representando uma queda de 32%. O rastreamento do câncer de colo despencou em 2020, com a diminuição de 211.508 exames em relação ao ano anterior, o que significou uma redução de 37,63%.
A orientação do Estado é que os serviços devem identificar e oferecer mamografia de rastreamento e exame de citopatológico do colo de útero a mulheres, homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer, na faixa etária preconizada.
A demanda deve ser organizada conforme a prevalência local, a demanda reprimida, as indicações clínicas prioritárias e a rede de cuidado existente.