Município realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Nesta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a VI Conferência Municipal de Saúde e Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Com o tema “Sistema Único de Saúde: Um novo olhar vigilante rumo à organização da Saúde Pública em Dom Pedrito”, direcionado a toda a comunidade.
Durante toda a manhã, a equipe organizadora do evento recebeu os participantes no Country Club. Estiveram presentes para a abertura do evento, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves. presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Antonio Gewehr; secretário de Saúde, Ary de Castro Neto; vereadora Ana Paula Montiel, presidente interina da Câmara de Vereadores e o Diretor da Unipampa, Thiago Beuron.
Nota do Departamento de Comunicação da Prefeitura lembra que durante os dias 25 a 29 de setembro a comissão organizadora realizou as pré-conferências em centros comunitários e locais da comunidade, para ouvir as demandas e fomentar a participação da sociedade.
O primeiro tema em discussão tratou sobre “A atenção básica como elemento organizador das políticas municipais de saúde”, composto pelo médico e secretário de saúde Ary de Castro Neto, coordenadora da atenção básica municipal, Manuelle Arias Piriz, e o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Rafael da Silva Cardona. “Esta conferência é de suma importância para dar voz à população e pensar no processo de construção do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio de 2018 a 2021”, destacou o secretário Ary.
A segunda discussão tratou sobre a vigilância em saúde: conceito, diretrizes, avanços e desafios, com os membros da secretaria de saúde, Ary de Castro, técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Maria Salete Schardong e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Antonio Gewer.
Durante a manhã ainda foram distribuídas bolsas para os agentes comunitário da saúde com a temática de prevenção ao mosquito da dengue.
A tarde foi direcionada para as atividades práticas, com a leitura do relatório das pré-conferencias, a criação de trabalhos a apresentação do relatório final.