Município confirma o primeiro caso de dengue de 2023
Segundo divulgado pela Secretaria de Saúde, este é um caso autóctone, ou seja, o vírus foi contraído pelo paciente no próprio município

Foi confirmado nesta sexta-feira (31), pela Vigilância Epidemiológica, o primeiro caso de dengue da Capital da Paz neste ano de 2023. A informação chegou ao município através do resultado de um exame enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Segundo divulgado pela Secretaria de Saúde, este é um caso autóctone, ou seja, o vírus foi contraído pelo paciente – um homem de 20 anos, morador do bairro Getúlio Vargas – no próprio município.
“O paciente compareceu à Unidade Básica de Saúde (UBS), após apresentar sintomas clássicos como: dores de cabeça, febre, dores nas articulações e atrás dos olhos, além de náuseas e vômitos. Ele já se encontra em fase de recuperação”, destaca um comunicado emito pela Prefeitura na tarde de hoje.
O mesmo texto, divulgado nas redes sociais do Executivo, solicita o apoio da comunidade no combate a doença, evitando o acúmulo de água parada, orientando ainda que “quem tiver sintomas como: Febre, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou abdominal, cansaço, náuseas ou vômitos, vermelhidão e ‘coceira’ no corpo, procure o seu médico ou da Unidade de Saúde mais próxima”.