Motoristas e técnicos da Secretaria de Saúde planejam paralisação durante a sexta-feira

Motoristas e técnicos em enfermagem das ambulâncias da Secretaria de Saúde do município estão programando uma paralisação durante a próxima sexta-feira (25). Eles pedem melhores condições de trabalho, além do pagamento proporcional nas diárias do que é descontado no vale-alimentação. Os atendimentos considerados emergenciais ou de urgência serão efetuados normalmente.
De acordo com informações repassadas à reportagem da Qwerty Portal de Notícias, os veículos apresentam condições precárias, sendo preciso, até mesmo, buscar utilizar equipamentos da Santa Casa, pois estas ambulâncias dispõem apenas de oxigênio. “Faltam equipamentos para a enfermagem trabalhar”, afirmou uma servidora. Os veículos também carecem de uma manutenção mais adequada, conforme pode ser presenciado na galeria de imagens.
Outra motivação da paralisação é o pagamento das diárias. Reunião realizada no dia 29 de maio entre o Executivo e os funcionários tratou de conversar sobre o vale-alimentação, pois havia comentários de que o pagamento das diárias poderia ser descontado no vale-alimentação – motivado por apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) -, entretanto, o montante descontado no vale poderia ser reposto nas diárias, medida viabilizada através de projeto de lei que seria enviado à Câmara, o que não aconteceu. Para agravar esta situação, de acordo com os servidores, está sendo descontado de forma retroativa ao mês de janeiro.
Os servidores também relataram que durante feriados e finais de semana, quando é necessário realizar viagens para transportar pacientes, o vale não é pago, mas descontado normalmente nos dias de semana. Uma das funcionárias disse que apesar de um jornal local ter publicado que houve aumento nas diárias, não foi efetivado nenhum repasse maior, de fato.
Os funcionários estão apreensivos e decidiram, portanto, realizar esta paralisação, buscando serem ouvidos pelo Executivo. Não está descartado, se a situação não for contornada, realizar uma greve.
Tentamos conversar com um representante do Poder Executivo, mas não conseguimos contato.