- DestaquesNOTÍCIAS

Mortandade de abelhas preocupa apicultores pedritenses

Só em uma propriedade, 15 caixas de abelhas tiveram as abelhas mortas

A diminuição dos enxames de abelhas, de maneira geral não é novidade. As ações humanas, com destaque para a aplicação inadequada de agroquímicos é uma das principais causas para que o inseto, um dos principais polinizadores naturais esteja diminuindo de maneira preocupante.

Além de produzir mel e outros derivados, representando, assim, uma fonte de renda e geração de empregos importante, a abelha é responsável pela polinização de um terço das culturas utilizadas pelo homem como alimento, ou seja, sem abelha, não existe alimento.

Em Dom Pedrito, a extinção de enxames inteiros vem preocupando os apicultores. Na propriedade de Bruno Neia dos Santos Gomes, na Parada Freitas, cerca de 12 km da área urbana, seu enxame com 15 caixas de abelhas, foi praticamente todo dizimado de um dia para o outro.

Embora ele suspeite da possível causa da mortandade, ele prefere não emitir uma opinião prematura. O fato é que nesta manhã, servidores da Secretaria de Agricultura do Estado estiveram na sua propriedade coletando amostras no local que serão enviadas para um laboratório em Santa Maria. O resultado deverá apontar a causa da morte das abelhas.

O apicultor conta que está preocupado com o futuro da atividade caso medidas não venham a ser implementadas, uma vez que apicultores de várias localidades estão registrando o mesmo problema. Fotos: Robson G. Rosa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios