Moradora do Taimbé diz que filho não consegue frequentar escola devido a má condição de estrada

Os relatos sobre problemas nas estradas do interior seguem dia a dia, principalmente através do grupo das estradas rurais no aplicativo WhatsApp, ferramenta que tornou-se importante para apresentar demandas, e até mesmo facilitando para que as autoridades tomem conhecimento destas questões. Uma moradora da localidade do Taimbé entrou em contato com a reportagem – antes, ela mostrou os problemas enfrentados no grupo – e relatou a situação daquela localidade.
Segundo relato da moradora, seu filho está sem frequentar as aulas há, pelo menos, três dias, pois o transporte escolar não consegue ter acesso a tal localidade devido aos trechos mais problemáticos. Ela afirma que o condutor do transporte disse que não entraria na localidade enquanto providências não fossem tomadas – manutenção da estrada. Ela conta que comprou “50 cargas de cascalho para a Prefeitura espalhar”, ainda, “o secretário de Obras mandou recolher o maquinário que estava no Taimbé”.
Diante dos fatos relatados, conversamos com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, que intermediou contato com a Secretaria de Obras. O secretário Neri Smiderle está ciente da situação, entretanto, a estrada possui poucos acessos e a Pasta busca priorizar outros pontos, estruturando locais de maior trafegabilidade. Esta postura será adotada ao menos temporariamente. De acordo com o Departamento, a Secretaria trabalha na manutenção da estrada do Passo Fundo.
A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) também está ciente da situação, pois o ano letivo acaba prejudicado pelas limitações da infraestrutura.
A prioridade da Secretaria de Obras, no momento, são as estradas de maior trafegabilidade – alguns pontos necessitando ser recuperados em função da última enchente, a sétima do ano.