NOTÍCIAS

Militar envolvido em acidente com Blindado do Exército em Saicã é absolvido

A Justiça Militar da União absolveu o 3º Sargento C.C.A., 29 anos, da acusação de ter causado lesão corporal em um civil que transitava uma em uma estrada do interior do município de Rosário do Sul, decorrente da colisão entre o blindado que o militar conduzia, um Leopard 1A5 pesando mais de 40 toneladas, e a caminhonete S-10 que era conduzida pelo agricultor Lusardo Ottaran, 79 anos.

O acidente ocorreu em uma estrada de chão próxima ao Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), conhecido por Saicã, durante o deslocamento dos militares para um exercício de adestramento, e ganhou as manchetes dos jornais locais. Na ocasião, Ottaran, que dirigia a camionete, saiu apenas com ferimentos leves do acidente.

A defesa do militar, que durante toda a instrução foi promovida pela Defensoria Pública da União de Bagé, sustentou a absolvição do acusado porque o evento teria decorrido de uma sucessão de erros no planejamento e na execução da manobra, aliados às condições desfavoráveis do clima e do terreno no dia dos fatos, não sendo possível a imputação do delito ao acusado. A tese foi aderida pelo Ministério Público Militar, o qual, ao final, também se convenceu da necessidade de absolvição.

Na audiência de julgamento, ocorrida em 14 de setembro, o Juiz-Auditor votou no sentido de absolver o acusado, considerando que o fato não constituiu infração penal. A tese acolhida foi a ausência de culpa do acusado, na medida em que não foi comprovada conduta reveladora de imprudência, negligência ou imperícia por parte do acusado.
O Conselho Permanente de Justiça para o Exército, acompanhando o voto do Juiz-Auditor, absolveu o acusado por unanimidade.

Caderno7 / Marcelo Ribeiro com informações da DPU/Bagé

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios