NOTÍCIAS

Medida Provisória da reforma no Ensino Médio é aprovada. Agora segue para sanção do presidente

A reforma no Ensino Médio foi aprovada no Senado Federal na quarta-feira (8). Agora, o projeto segue para a mesa do presidente Michel Temer que deverá sancionar a Medida Provisória (MP). O texto aprovado manteve todos os eixos da compilação original, mas recebeu emendas. Por se tratar de MP, o texto só vai ter força de lei após ser publicado no Diário Oficial da União.

A reforma foi defendida pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, que assumiu a Pasta em setembro, durante os primeiros dias do governo de Michel Temer. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos nas 13 disciplinas tradicionais ao longo do curso, dando maior ênfase à uma formação técnica, além dar uma ampliação da escola em tempo integral.

Conforme informa o G1, o currículo será definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está sendo elaborado. Tudo que será ensinado estará formatado nos chamados “itinerários formativos”: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas sociais e aplicadas e formação técnica/profissional.

A estrutura física das escolas brasileiras também é motivo de preocupação. Assim, as escolas de ensino médio não serão obrigadas a fornecer todos os itinerários. Apesar das mudanças assustarem, a expectativa é que elas comecem a ser implementadas apenas em 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios