Medicamento usado para salvar vítimas de infarto está disponível no Pronto Socorro

A comunidade pedritense com certeza já ouviu falar, muitas vezes, de um medicamento injetável que em inúmeras ocasiões já foi usado para salvar vidas no Pronto Socorro ou na Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito.
Trata-se do Estreptoquinase, um fibrinolítico, antitrombótico, trombolítico que serve para combater a embolia pulmonar, embolismo, infarto agudo do miocárdio, oclusão de cânula arteriovenosa (desobstrução) e trombose arterial.
Linguagem técnica à parte, o dr. Henry Ritta, diretor técnico do Pronto Socorro de Dom Pedrito, confirma que a Santa Casa de Caridade nunca deixa faltar o medicamento e o cede para uso no Pronto Socorro, embora seu elevado custo: em torno de R$ 1.300,00 a ampola.
Em entrevista concedida na terça-feira passada (7), dr. Henry explicou que o Estreptoquinase só pode ser usado com êxito nas próximas 6 horas após o início dos sintomas de um ataque cardíaco, daí a importância de que o paciente nessas condições seja socorrido o mais rapidamente possível e levado para atendimento médico no local mais próximo.
O objetivo deste registro é apenas o de divulgar que também esse importante recurso em nível de saúde pública está disponibilizado em nosso município. Obviamente que para explicações mais técnicas, os interessados devem procurar profissionais médicos capacitados.
Silvio Bermann