
Não há saúde sem ensino e não há ensino sem saúde, a educação continuada dentro da realidade é o que vislumbra uma nova fase cheia de oportunidades, uma vez que a multidisciplinaridade se ampara na escuta sem julgamento, e é, por meio de equipes multidisciplinares, que a resistência se transforma em proatividade, e o saber do outro colabora com criatividade na promoção da continuidade do cuidado, pois tão importante quanto manifestar ideias é acolher as ideias do outro. Para isso, é preciso dar espaço para que o outro não tenha medo de expressar as emoções. É o cuidado que promove a continuidade das ações em saúde e corrobora para que se permita o aprimoramento das práticas profissionais. Como consequência, há promoção de práticas libertadoras que possibilita o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos. Ou seja, ensinar em saúde é ser paciente daquilo que não se pode mudar, é aceitar que o outro sempre contribui no processo de construção do conhecimento, logo é importante ter serenidade para fazer as contribuições se somarem em vez de competirem.
Alexandre Marques Velho
Cristiane Perondi
Jorge Alberto Iscovitz
Stephani Catherini Paz Brondani
Mariana Job Kasper
Natacha Barros Siqueira
Juliana Paz Pacheco
Karen Christina Rodrigues dos Santos
Alana Hoffmeister
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO DE ENSINO NA SAÚDE
2018/2