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Manifesto pelo ensino da saúde

Daquilo que aprendemos e ensinamos

Não há saúde sem ensino e não há ensino sem saúde, a educação continuada dentro da realidade é o que vislumbra uma nova fase cheia de oportunidades, uma vez que a multidisciplinaridade se ampara na escuta sem julgamento, e é, por meio de equipes multidisciplinares, que a resistência se transforma em proatividade, e o saber do outro colabora com criatividade na promoção da continuidade do cuidado, pois tão importante quanto manifestar ideias é acolher as ideias do outro. Para isso, é preciso dar espaço para que o outro não tenha medo de expressar as emoções. É o cuidado que promove a continuidade das ações em saúde e corrobora para que se permita o aprimoramento das práticas profissionais. Como consequência, há promoção de práticas libertadoras que possibilita o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos. Ou seja, ensinar em saúde é ser paciente daquilo que não se pode mudar, é aceitar que o outro sempre contribui no processo de construção do conhecimento, logo é importante ter serenidade para fazer as contribuições se somarem em vez de competirem.

Alexandre Marques Velho

Cristiane Perondi

Jorge Alberto Iscovitz

Stephani Catherini Paz Brondani

Mariana Job Kasper

Natacha Barros Siqueira

Juliana Paz Pacheco

Karen Christina Rodrigues dos Santos

Alana Hoffmeister

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

MESTRADO DE ENSINO NA SAÚDE

2018/2

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