Mais de 6% dos eleitores pedritenses estão cadastrados biometricamente

Os novos eleitores do município já estão inclusos no Cadastramento Biométrico, assim como os eleitores que buscam o Cartório Eleitoral para atualizar seus dados. O Cadastramento ainda não é obrigatório no município, mas deverá ser até 2020, embora persista uma indefinição de quando a obrigatoriedade será instituída para Dom Pedrito, conforme Ana Paula D´Ávila, coordenadora do Cartório local.
Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 6,08% dos pedritenses já são cadastrados biometricamente, dentre os 30.370 eleitores.
Identificação Biométrica
Segundo o TSE, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
A intenção do TSE é cadastrar biometricamente todo o eleitorado do país até 2020, para que no pleito de 2022 a identificação seja totalmente biométrica. No Rio Grande do Sul, desde 2015, 326 municípios já passaram pelo processo.