Mãe denuncia recusa de UBS em vacinar sua filha
Em contraponto, equipe explicou que a sobrecarga de trabalho pode ter gerado equívocos

Na última semana, a moradora da Capital da Paz, Michele Oliveira, fez um desabafo em suas redes sociais sobre o atendimento que teria recebido na UBS Dr. Elma Torres Simões. Ela teria ido três vezes até o posto de saúde para que sua filha de seis anos pudesse receber a vacina contra a gripe.
A equipe da Qwerty entrou em contato com a Michele, onde ela frisou que esteve na UBS nos dias 13, 22 e 27 de julho e que em todas as oportunidades foram repassadas a ela informações desconexas de que sua filha não poderia receber a vacina naqueles dias. Ela também relatou que na última visita “a atendente me informou que não iria abrir um frasco de vacina só pra vacinar a minha filha”.
Nós também conversamos com a equipe da UBS. Eles explicaram que por conta da vacinação contra a covid-19, que é realizada nos postos de saúde dos bairros, os profissionais que atendem no local estão bastante cansados e por isso algumas vezes são repassadas informações diversas para a população. Também ressaltam que na segunda oportunidade em que Michele esteve na unidade, foi solicitado que a mãe retornasse em outra data por conta do fluxo de pessoas que estavam no local esperando para serem imunizados contra o Coronavírus.
Eles admitiram, porém, que na terceira vez em que a mulher procurou por atendimento, ocorreram equívocos por conta do esgotamento mental e físico dos profissionais, que lidam há mais de um ano com a pandemia.
A secretária de Saúde, Lilian Loreto, destacou que para realizar as vacinações, é necessário o acompanhamento de uma enfermeira e que as unidades de saúde dos bairros atendem um fluxo maior de pessoas desde o início da pandemia.
A responsável pela pasta também disse que a equipe da UBS realizou o agendamento para a vacinação da menina na quinta-feira (29), mas que a mãe não teria comparecido ao local.
Michele disse que irá levar a sua filha para ser vacinada amanhã (04) no Posto Central.