- Sem Categoria

Longa-metragem “Rifle” será exibido neste sábado (9), em Dom Pedrito

Neste sábado (9), a partir das 21h, no salão da Secretaria Municipal de Educação (Smec), acontece o lançamento, em nível municipal, do filme “Rifle”, um longa-metragem que mostra os efeitos do agronegócio no extremo sul do país. O lançamento do filme está sendo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Assessoria de Cultura e Museu Paulo Firpo.

A obra é dirigida por Davi Pretto, da Tokyo Filmes, que tem como produtora Paola Wink, e como ator principal o pedritense Dione de Oliveira. Algumas cenas do longa foram gravadas em Dom Pedrito, nas localidades de Vacaiquá, Coxilha do Fogo e em Silveira Martins, proximidades de Bagé.

O longa-metragem recebeu o título de Best Film, Best Screemplay e Best Sound Design no 49º Festival de Filmes em Brasília; Best Film no 12º Panorama Coisa de Cinema em Salvador, entre outras premiações.

Rifle conta a história de Dione (Dione Ávila de Oliveira), que vive na fazenda de uma pequena família numa região rural e remota do extremo sul do país. Ele namora a filha do patrão e trabalha como peão, cuidando dos animais e da propriedade.

Tudo está em paz até que o representante de um fazendeiro rico aparece dizendo que pretende comprar aquelas terras. Dione, ex-militar, sem família e que já é de pouquíssimas palavras, vai se fechando cada vez mais em seu mundo. Ao sair com seu rifle pelos campos, acaba se encontrando com uma lenda dos pampas: Mariano, temido ladrão de gado que parece fazer justiça com as próprias mãos.

Todo o elenco é composto por pessoas que realmente moram naquela área. O cenário captado pela fotografia de Glauco Firpo evidencia os contrastes sociais e a centralização de terras, passando ao espectador a real sensação de isolamento e insegurança que atinge os poucos pequenos proprietários da região.

Segundo o diretor Davi Pretto, Rifle é um filme com poucos diálogos e sem pressa alguma de se revelar ao espectador. É exatamente por isso que as imagens e o som ambiente acabam contando mais sobre Dione, as pessoas e a situação daquela região do que as poucas palavras daqueles gaúchos de forte sotaque.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios