NOTÍCIASVARIEDADES

Lavras do Sul é a única cidade da região com Carnaval confirmado; Dom Pedrito aguarda resposta do comando da Brigada Militar

A indefinição em Bagé, quanto à realização do Carnaval, também atinge os demais municípios da região. Apenas a prefeitura de Lavras do Sul dá como certa a folia, programada para ocorrer entre os dias 25 e 28 de fevereiro. Conforme a dirigente do Núcleo de Incremento ao Turismo da prefeitura de Lavras do Sul, Isabel Machado, durante os quatro dias, estão previstos desfiles na praça Licínio Cardoso. No mesmo período, a organização também planeja a promoção de bailes em um espaço de eventos, na praça das Bandeiras. No entanto, esta parte da festa só será confirmada após a liberação do corpo de Bombeiros. As informações são do Jornal Folha do Sul.

Desde o início de janeiro a prefeitura trabalha na realização do evento que será chamado de “Carnaval de Lavras do Sul”, em vez de “CarnaLavras”, como era nos anos anteriores. A primeira atividade aconteceu no final de semana passado, com a escolha da corte. Na ocasião, foram eleitos os seguintes nomes: Rafaela Bastos (rainha infantil), Igor Belchior (rei momo), Hellen Teixeira (rainha adulta) e Manuel Prestes (rei momo adulto). No aspecto estrutural, Isabel relata que o município elabora um processo licitatório para aquisição de banheiros químicos e contratação de profissionais de segurança. Sobre a programação, ela afirma que ainda não está definida. A expectativa da profissional é de que os 22 blocos cadastrados no sistema da prefeitura entreguem seus planejamentos até sexta-feira.

Dom Pedrito
Na Capital da Paz, os próximos passos para organização do Carnaval dependem de decisões relacionadas à segurança. Informações repassadas pela assessoria de imprensa da prefeitura local dão conta de que a Brigada Militar da cidade teria informado que não detém efetivo necessário para garantir a segurança do evento, programado para acontecer em duas noites. Por conta disso, solicitou ao comando de Bagé a cedência de profissionais para trabalharem no período. Até o momento, o setor informa que não houve retorno da solicitação.

Candiota
Já consolidada pelo Carnaval fora de época, a festa em Candiota ainda é incerta. O prefeito Adriano dos Santos ressalta que é necessário que a atual gestão do município faça um levantamento orçamentário. A perspectiva é de que uma decisão seja tomada até o final do mês. Se for confirmada, a folia será nos dias 17 e 18 de fevereiro – uma semana antes da data oficial no país.

Pinheiro Machado
Na mesma situação se encontra Pinheiro Machado. De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Leonardo Morais, o município passa por dificuldades financeiras. Por conta disso, o governo abrirá tratativas, nesta semana, com as entidades carnavalescas, na busca por uma definição do assunto. A primeira reunião está programada para hoje. “Esta será uma conversa inicial. Teremos que fazer um levantamento dos custos que teriam para o município”, pondera.

Aceguá
Já na Princesa da Fronteira, o Carnaval foi oficialmente cancelado. A decisão é a mesma em que fora estabelecida em 2016. A diretora Administrativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Vanessa Rodrigues, explica que os representantes da prefeitura entendem que há outras demandas mais prioritárias que a folia. Em razão disso, optaram por cancelar o evento.

Hulha Negra
Por fim, em Hulha Negra, segundo o chefe de gabinete do prefeito, Elias Scotto, não há tratativas para realização do evento. Ou seja, ainda não há indícios de que a folia na cidade ocorra; ou que seja suspensa.

 

Folha do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios