Juiz da 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito irá receber Medalha Coronel Octávio Frota da Brigada Militar
A medalha é conferida a pessoas que tenham se destacado na realização de ações em benefício do serviço de polícia ostensiva da BM
O juiz da 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito, Luis Filipe Lemos Almeida, foi indicado para receber a Medalha Coronel Octávio Frota da Brigada Militar. A medalha no grau Grande Mérito do Serviço de Polícia Ostensiva, destina-se a distinguir os civis, as pessoas físicas e/ou jurídicas, e os militares estaduais que, no exercício de suas atividades, tenham se destacado na realização de ações de real benefício para o desenvolvimento do Serviço de Polícia Ostensiva da Brigada Militar do Estado Rio Grande do Sul.
De acordo com o Capitão Patrique Rolim, “a indicação foi feita pelo Comandante do 6º Regimento de Polícia Montada de Bagé, tenente coronel Sérgio Alex Laydner Medina, por proposição minha”, acrescentando que a medalha será entregue em ato a ser marcado pelo comandante do 6º RPMon. Ainda conforme Rolim, os motivos que o levaram a fazer a proposição, foram à posição do magistrado frente aos casos de relevância para a segurança pública do município, o tratamento dispensado pelo magistrado a todos os policiais que atuam no município, o atendimento das necessidades de aquisição de equipamentos e melhoria na infraestrutura do 4º Esquadrão com repasse de recursos da Vara de Execuções Criminais (VEC) e a boa relação do magistrado com o comando e com o efetivo.
O ato já foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 7 de maio, conforme publicação do DECRETO Nº 54.062, DE 4 DE MAIO DE 2018
Sobre o Coronel Octávio Frota
O Coronel Octávio Frota entrou na Brigada Militar em setembro de 1932. Promovido sucessivamente, assumiu o comando geral da corporação em janeiro de 1963. Preocupado com a assistência social aos brigadianos e familiares, realizou, em seu primeiro ato, a visitação ao Hospital da Brigada Militar, e após constatar a precariedade dos serviços, iniciou a construção de um novo hospital. Também em sua gestão, a Brigada Militar ganhou o ginásio localizado na avenida Ipiranga. A corporação se reaparelhou e melhorou a apresentação dos seus integrantes.
O Coronel foi o primeiro comandante e fundador da Companhia Pedro e Paulo, hoje 9º BPM, sendo idealizador do modelo de policiamento ostensivo na capital e no Estado do Rio Grande do Sul.
Ele é patrono do Hospital da Brigada Militar e patrono da Medalha do Mérito do Serviço de Polícia Ostensiva do Estado do RS – Mérito Cel. Octávio Frota. Por fim, também foi idealizador dos serviços de ensino, saúde e previdência aos integrantes da BM e seus familiares.