Judiciário local participa da XII Semana Nacional de Conciliação

A Primeira Vara da Comarca do município está participando da XII Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A campanha é realizada desde 2006 e envolve os tribunais de justiça, tribunais do trabalho e tribunais federais. As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.
A secretária da primeira vara, Maria Cristina Amaral, recebeu a reportagem da Qwerty Portal de Notícias e comentou sobre a realização da Semana no município. “O objetivo maior do CNJ surgiu devido à demanda que enfrenta o Poder Judiciário, então a tentativa foi de resolver rapidamente as questões que estão sendo debatidas em juízo”, ressaltou a secretária.
O CNJ busca, assim, a resolução de alguns litígios, todos da esfera cível, da melhor maneira possível, diminuindo a demanda de processos que acaba sobrecarregando o Judiciário. “São muitas audiências acontecendo para tentar resolver, terminar processos que estão se arrastando sem resolução. Aqui, por exemplo, nós temos desde ontem (segunda-feira, 27), acontecendo audiências na Primeira Vara, nosso magistrado (Luiz Felipe Lemos de Almeida) está tentando resolver esses litígios”, relatou.
Nem todos os processos são encerrados, mas há tentativas de resolução ou encaminhamentos necessários para tentar finalizar alguns processos. “São processos cíveis que existe essa possibilidade”. Cristina salienta que para a demanda apresentada, o Judiciário possui um número pequeno de servidores, portanto, a iniciativa do CNJ é positiva, possibilitando o encerramento de processos que se arrastam durante anos.