NOTÍCIAS

Javalis causam prejuízos a produtores do município

A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) do município está realizando uma coleta de dados referente aos prejuízos causados pelos javalis. O animal é considerado uma das 100 piores espécies invasoras do mundo e já causa estragos em praticamente todos os subdistritos de Dom Pedrito e cidades vizinhas.

Conforme o coordenador do escritório da IDA no município, Robson Garagorry da Rosa, em um subdistrito de Dom Pedrito os produtores relataram que a aparição de bovinos diminuiu em 30% em função dos javalis, que comem a produção. Entre os ovinos, a mortalidade é ainda maior. Segundo dados divulgados pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), mais de 15 mil ovinos já foram mortos devido a ataques de javalis apenas em 2016.

As estimativas também apontam que no Estado há cerca de 600 mil javalis, assim, o governo estadual deverá implementar um programa para controle da espécie, através de Portaria. O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto, já explicou que uma das regulamentações será o cadastro dos controladores (caçadores). O transporte dos animais abatidos e a coleta de sangue para testes laboratoriais também serão regulamentados. A Portaria deverá ser assinada na Feovelha, em Pinheiro Machado, no dia 26 deste mês.

Consumo da carne pode trazer danos à saúde

Conforme dados da Secretaria de Agricultura do Estado, a carne de javali é transmissora de várias doenças: cisticercose, tuberculose, leptospirose, brucelose, entre outras.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios