- DestaquesVARIEDADES

Inmet mantém alerta de tempestades para parte do Estado

Em Dom Pedrito são esperadas pancadas de chuva para a parte da tarde

Em Dom Pedrito são esperadas pancadas de chuva para a parte da tarde

Sistemas de baixa pressão atmosférica que atuam sobre o território gaúcho favorecem a formação de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (4). De acordo com a Somar Meteorologia, por conta disso, o dia já pode começar com pancadas fortes de chuva e trovoadas em algumas áreas, como a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra e as regiões central, norte e noroeste do RS. Durante a tarde, a instabilidade tende a se espalhar, passando a atingir as demais regiões gaúchas. Além disso, em todo o Estado, também há condições para ocorrência de descargas elétricas e eventual queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de tempestade para a metade norte do Estado, ainda chamando atenção para a possibilidade de volumes significativos de chuva e para o risco de vento intenso, com rajadas que podem alcançar 100 km/h. 

Segundo a Somar, o maior acumulado previsto para o dia, 105mm, deve ser registrado em Marcelino Ramos, no norte gaúcho — medida que corresponde a cerca de 77% de toda a chuva esperada no mês de março no município.

As temperaturas continuam elevadas no Rio Grande do Sul, com a máxima podendo chegar a 34°C em Triunfo, na Região Carbonífera. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 21°C e 32°C.

Na sexta-feira (5), um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Oceano Atlântico deve dar origem a um ciclone extratropical que mantém as condições de tempo instável em todo o território gaúcho. Assim, segue a previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas, vento intenso e eventual queda de granizo no Estado neste dia. 

Em Maçambará, na Fronteira Oeste, os termômetros registram a máxima do dia no RS: 33°C. Na Capital, os termômetros variam entre 21°C e 28°C.

Em Dom Pedrito

O dia começou com céu encoberto nesta quinta-feira (4). A noite foi de sensação de abafamento com temperatura mínima de 21° C e máxima de 30° C. São esperadas pancadas de chuva a partir da tarde em volumes que podem chegar aos 10 mm.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios