- DestaquesNOTÍCIAS

Início do ano letivo nas escolas estaduais depende de calendário de greve

Apesar de decreto, instituições mais afetadas por greve devem retomar aulas até 10 de março

O governador Eduardo Leite estipulou, através de decreto, que o início do ano letivo de 2020 dos estabelecimentos da rede estadual de ensino será no dia 18 de fevereiro. Conforme o documento, publicado em novembro de 2019, os professores irão participar de formação continuada nos dias 17 de fevereiro, 27 de março, 20 e 21 de julho e 21 de outubro. O calendário escolar deve prever o total de, no mínimo, duzentos dias letivos, acrescidos dos dias destinados aos exames finais, quando houver.

Devido à greve dos professores, algumas escolas da rede devem encerrar o calendário escolar de 2019 nesta semana, e, então, caberá à Coordenadoria Regional de Educação orientar a elaboração do calendário escolar 2020.

Conforme a coordenadora regional de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, as escolas que encerraram o ano letivo em dezembro devem retornar às aulas no dia 18 de fevereiro. Ela explica que os calendários de 2019 estão sendo finalizados. “Há estabelecimentos que irão retornar dia 10 de março, depende do encerramento de cada instituição”, disse. A coordenadora explica que os professores têm direito a férias de 30 dias após a conclusão dos calendários.

De acordo com o decreto do governador, é possível o uso de até dez sábados letivos para a organização de atividades escolares e até dez dias letivos para as aulas programadas. As férias discentes serão de 20 de julho a 2 de agosto; o encerramento do ano letivo dentro do calendário oficial está previsto para dia 16 de dezembro.

As atividades do 1º semestre serão de 18 de fevereiro até 18 de julho; 2º semestre: de 3 de agosto até 16 de dezembro. Já o 1º trimestre: de 18 de fevereiro até 26 de maio; 2º trimestre: de 27 de maio até 9 de setembro; 3º trimestre: de 10 de setembro até 16 de dezembro. Os exames finais serão dias 17 e 18 de dezembro.

Fonte: Jornal Minuano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios