- DestaquesNOTÍCIAS

Indígenas de passagem por Dom Pedrito são assistidos pelo município

Frequentemente, indígenas, geralmente mulheres com seus filhos, são vistos nas ruas de Dom Pedrito, na maioria das vezes na saída de supermercados, onde, junto de suas crianças, vendem e pedem dinheiro a quem passa. Diante de alguns questionamentos a prefeitura de Dom Pedrito emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (9), explicando como a administração municipal vem tratando a questão.

Confira:

Nos últimos dias, mais de 40 indígenas passaram pela cidade, pertencendo a quatro diferentes aldeias.  “Mesmo os que ficaram apenas um dia receberam atendimento da equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social com passagens de ônibus, que era a necessidade naquele momento”, explica a titular da STDS, Marcelle Lehr.

Mais dois grupos estiveram no município e já não estão mais, ambos acolhidos no Albergue Municipal, com alimentação e toda assistência necessária. Atualmente, uma aldeia está acampada no pátio do albergue composta por sete pessoas, entre eles, duas crianças. Segundo Marcelle, eles preparam a sua alimentação que é toda fornecida pelo município.

Os indígenas receberam orientação da STDS e do Conselho Tutelar com relação às crianças, seus direitos, por conta da utilização destes vendendo produtos e pedindo dinheiro em frente aos supermercados. Já houve, também, a articulação junto à Secretaria de Saúde para a aplicação de vacinas. Todos eles têm Cadastro Único e recebem Bolsa Família.

A secretária destaca que eles são muito organizados. Lembrando que a vinda dos indígenas faz parte de um contexto de migração, normalmente registrado nos períodos de Páscoa e Natal. A STDS vem prestando todo o apoio, atentando para a garantia dos direitos dos indígenas e sua cultura.

Fonte: Prefeitura de Dom Pedrito

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios