Homem é vítima do golpe do boleto falso
Prejuízo registrado na delegacia foi de R$4.896,00

Os mais diversos tipos de golpes e estelionato vêm ocorrendo com frequência em Dom Pedrito. Desta vez, vamos relatar um caso de boleto falso e alertar as pessoas de como identificar esse tipo de documento falso.
Um morador de Dom Pedrito registrou na delegacia que sofreu um prejuízo de R$4.896,00 ao pagar um boleto que acreditava ser de quitação de uma dívida de financiamento veicular junto a uma financeira do município.
Ele teria entrado em contato pelo Whatsapp fornecido no próprio site da empresa, mas ao entrar em contato acabou descobrindo que o pagamento não havia sido contabilizado e que ele havia sido vítima de golpe.
Veja abaixo algumas dicas para identificar boletos falsos:
1. Veja se a logo e o nome do banco são iguais
No topo do boleto há a logo do banco emissor e o nome do banco. Cheque se os dois correspondem ao mesmo banco.
2. Confira o número do banco
No Brasil, cada banco tem seu número próprio e único. Você pode acessar uma lista com os números de todos os bancos cadastrados no Banco Central aqui.
3. O nome da loja está no boleto?
Outra forma de conferir se o boleto é verdadeiro é checar a área de “Cedente”.
Nesse campo, deverá estar escrito o nome da loja onde a compra foi feita.
4. Verifique a linha digitável
Sabe os números que você digita no celular ou no caixa eletrônico quando não funciona o código de barras? Essa é a linha digitável do seu boleto.
A quarta forma de confirmar se o banco que você vai transferir o dinheiro é o mesmo que está no boleto, é ver se os três primeiros caracteres da linha digitável são os mesmos que o número do banco previsto pra receber seu dinheiro.
Outra alternativa é verificar se o valor que está escrito no boleto será o mesmo que você estará pagando. Por isso, confira se os números do valor do pagamento estão entre os últimos números da linha digitável, incluindo os centavos.
5. Confirme com o banco e empresa!
Além de checar todas as etapas anteriores, todas as vezes que você receber um e-mail ou tiver dúvidas se o boleto é verdadeiro, entre em contato com a empresa e/ou banco que supostamente gerou o documento.
Fonte: Rede Jornal Contábil.