Governo estadual pretende suspender ‘bom motorista’ por três anos

O governo do Rio Grande do Sul planeja suspender por três anos, a partir de 2019, o desconto do bom motorista, aplicado no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para os donos de automóveis que não cometem infrações de trânsito. O Piratini também pretende cobrar tributos sobre carros com 20 a 30 anos de fabricação, que atualmente são isentos. As informações são do G1.
Apesar das medidas, as propostas precisarão ser aprovadas pela Assembleia Legislativa. Os deputados também precisam autorizar o estado a aderir ao Plano de Recuperação Fiscal. A estimativa é de um acréscimo na receita de R$ 110 milhões por ano. De acordo com o governo estadual, apenas no ano passado, 1,5 milhão de proprietários de veículos foram beneficiados com o bom motorista, fazendo com que mais de R$ 100 milhões deixassem de ser arrecadados.
“É um sacrifício, por três anos, que nós estamos fazendo para que o estado possa ter suas contas equilibradas tanto na condição fiscal quanto na condição financeira”, disse o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, ao G1 .
Conforme publicamos ontem, o governo também pretende acabar com a correspondência que informava os condutores sobre o pagamento do IPVA. A ideia é informar via e-mail.