NOTÍCIAS

Governo divulga calendário para saques em contas inativas do FGTS

O governo divulgou o calendário de saque das contas inativas do FGTS. A ordem segue a data de nascimento. O economista Samy Dana dá detalhes sobre quem tem direito ao benefício.

As contas inativas do FGTS são aquelas de trabalhadores que pediram demissão e não puderam sacar o dinheiro. O acesso a esse recurso só poderá ser feito pela pessoa que deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015.

O calendário é o seguinte:
– saque em março para trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro;
– saque em abril para trabalhadores que nasceram em março, abril e maio;
– saque em maio para trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto;
– saque em junho para trabalhadores que nasceram em setembro, outubro e novembro;
– saque em julho para trabalhadores que nasceram em dezembro.

No ano passado, o governo tomou a decisão de liberar o dinheiro retido nas contas inativas do FGTS para tentar estimular a economia. A expectativa é que 31 milhões de pessoas tenham direito ao saque, o que pode resultar em uma movimentação de cerca de R$ 41 bilhões. O anúncio oficial das datas do calendário deve ser feito nesta terça-feira (14) pela Caixa Econômica Federal.

Como sacar

O trabalhador que tem direito deve ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal para sacar o montante. Documentos como o RG, a carteira de trabalho e cartão cidadão devem ser levados ao banco. Em caso de dúvidas sobre os documentos, a Caixa orienta o trabalhador a ligar no 0800 726 0207 ou acessar o site da instituição.

Michel Temer afirmou, durante a coletiva de imprensa, que após o siter ter sido colocado no ar, milhares de brasileiros usaram o canal para consultar o benefício. “Em menos de 10 minutos que o site estava no ar já havia recebido 480 mil acessos”, disse o presidente.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, afirmou que a partir desta quarta-feira (15) as agências do banco abrem com duas horas de antecedência para atender a população. “Até sexta-feira (17) vamos abrir as agências duas horas mais cedo para dar o melhor atendimento ao trabalhador”, disse durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (14).

Occhi afirmou ainda que, no sábado (18), 1.891 agências da Caixa vão estar abertas para atender quem não pode ir consultar o saldo das contas inativas do FGTS durante essa semana. “Nosso foco, a partir de amanhã, é atender o trabalhador. No sábado vamos abrir agências das 9h às 15h para auxiliar quem não pode se informar durante a semana”, enfatizou o executivo.

G1 | Economia – iG 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios