- DestaquesNOTÍCIAS

Fundadores da Associação Pandorga realizam palestra para professores da rede municipal

Instituição realiza atividades com crianças e adultos autistas

Na sexta-feira (05) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoveu uma palestra com os fundadores da Associação Pandorga para professores da rede municipal de ensino.

Neste encontro, o autismo e as formas de identificar essa condição foram os principais assuntos debatidos pelos presentes.

A fundadora dessa associação, Heide Kirst, afirma que a instituição, fundada há 23 anos, surgiu em uma época em que os profissionais brasileiros ligados a área de saúde ainda sabiam muito pouco sobre esse transtorno.

Ela ainda lembra do desafio que enfrentou para ingressar no curso de Educação Profissional na cidade de Genebra, na Suíça, em que precisou trabalhar em um internato que abrigava crianças autistas e conta sobre o seu primeiro contato com essas pessoas: “Primeiro eu me assustei, fiquei muito chocada porque elas não falavam e não se comunicavam, mas depois eu pensei ‘espera aí, mas é uma criança’ eu tenho três filhos e vou conseguir”, e continua: “Ou você se apaixona pelo que você faz ou você vai embora. E eu resolvi me apaixonar por essas crianças”.

A Associação Pandorga Possui dois locais físicos na cidade de São Leopoldo: Pandorga Criança e Casa da Pandorga atendem, juntas, 40 crianças, jovens e adultos portadores desse transtorno através de profissionais especializados nessa área.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios