Fórum de Dom Pedrito – 12 pessoas foram à júri este ano
Novas reuniões deverão ocorrer a partir de setembro

A primeira etapa de juris ocorridos no fórum de Dom Pedrito encerrou-se na quarta-feira passada (19). O júri marcado para acontecer nessa semana acabou sendo suspenso e deverá acontecer somente em setembro quando as reuniões deverão recomeçar. Nesse período foram inúmeros processos levados a julgamento, todos crimes contra a vida que, como prevê a lei, foram julgados por um conselho de sentença composto por cidadãos membros da comunidade.
Praticamente todos os réus julgados, foram condenados pelos crimes aos quais respondiam. Chama a atenção a celeridade que o juiz Luis Filipe Lemos Almeida vem imprimindo aos trabalhos, possibilitando que em muitos casos, processos fossem levados a júri em menos de um ano.
Destaca-se, igualmente, a forma como o Ministério Público atuou neste período, através dos dois Promotores de Justiça Dr. Leonardo Giron e Francisco Saldanha Lauenstein.
Não menos importante foi a atuação dos advogados que, na ausência de defensores públicos na Comarca de Dom Pedrito, possibilitaram que os júris fossem realizados, na condição de advogados dativos.
Foram condenações por homicídio, tentativas de homicídio, muitas delas relacionadas ao tráfico de drogas e todas as situações que a prática acarreta, muito embora tenham ocorrido casos de crimes passionais, que são a minoria.
A Qwerty acompanhou todos os júris ocorridos, inclusive transmitindo ao vivo um deles, em uma ação inédita no jornalismo pedritense. Ao todo, até a semana passada foram levados à júri 12 pessoas.
Abaixo você encontra o link de cada um dos casos:
Alex Mena Lencina e Aírton Willian de Oliveira Pimentel em 14 de março;
Alexandre Machado Sturza, em 21 de março;
Leonardo Rodrigues Brites, em 28 de março;
Anderson Marins dos Santos, em 2 de maio;
Alex Sander Soares Conçalves, em 9 de maio;
Carlos Leomar Ferreira Souza, em 16 de maio;
Fernando Pinto dos Santos e Carlos Willian Machado Camargo/BOLACHA, em 6 de junho;
Alexandre Leal Postiglioni em 13 de junho;
Alessandro Machado Rodrigues e Alex Sander Soares Gonçalves, em 19 de junho.